quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coelho com tomilho e mostarda

Ingredientes:

-6 ramos de tomilho fresco ou 1 colher (chá) de tomilho seco
-2 colheres de azeite de oliva
-3 colheres de mostarda de Dijon
-3 xícaras de caldo de galinha
-½ xícara de vinho tinto
-250 gramas de batatas novas pequenas
-1 coelho de 1 quilo cortado em pedaços
-pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:

Aquecer o azeite em uma panela grande em fogo médio, acrescentar o coelho e refogar, mexendo freqüentemente, por 10 minutos ou até o coelho ficar corado. Acrescentar a mostarda, o caldo, o vinho, e o tomilho à panela e ferva. Reduzir o fogo, tampar e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 e ½ hora ou até o coelho ficar macio. Acrescentar as batatas e cozinhar por mais 30 minutos ou até as batatas ficarem macias. Temperar a gosto com pimenta-do-reino.

Rendimento:
6 porções.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Civet de Lapin (Coelho Ensopado ao Sangue)

Ingredientes:

-125 gramas de toucinho magro defumado
-1 e ½ quilos de coelho em pedaços
-30 gramas de manteiga
-125 gramas de cebolas
-50 gramas de farinha
-400 ml de vinho tinto
-200 ml de caldo

amarrado de cheiros:
-1 raminho de tomilho ou manjerona
-1 folha de louro
-talos de salsa
-sal e pimenta

Modo de Preparo:

Numa caçarola de fundo espesso, deitar as cebolas e o toucinho cortado em dados para alourar na manteiga. Retirar e reservar. Colocar os pedaços de coelho, dourar de todos os lados por igual e retirar. Colocar então, na mesma caçarola, a farinha para fazer um roux moreno, mexendo bem com uma colher de pau, e molhar aos poucos com o vinho tinto e o caldo quente para obter um molho untuoso. Juntar então o coelho, o toucinho e as cebolas. Temperar com sal e pimenta e acrescentar o amarrado de cheiros. Deixar cozinhar em fogo brando em panela tampada durante 1 e ½ hora ou até que o coelho esteja cozido. Dez minutos antes de servir, esmagar o fígado e juntar ao molho, assim como o sangue reservado, se tiver. Servir acompanhado de batata frita ou massa, com o mesmo vinho tinto que serviu para a preparação. Para fazer um roux moreno, a farinha deve dourar até obter uma tonalidade bem escura, sem queimar.

Rendimento:
6 porções.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Éclairs au Chocolat

Ingredientes:

Massa:
-80 gramas de manteiga
-125 gramas de farinha
-30 gramas de açúcar
-¼ de litro de água
-6 gramas de sal
-4 ovos médios

Creme:
-100 gramas de chocolate em barra
-200 gramas de açúcar
-75 gramas de farinha
-4 gemas de ovos
-½ litro de leite

Glacê:
-2 colheres de água
-100 gramas de chocolate
-40 gramas de manteiga

Modo de Preparo:

Massa:
Numa panela colocar a água, o açúcar, a manteiga e o sal. Levantar fervura. Retirar do fogo e derramar de uma só vez a farinha peneirada. Mexer rapidamente. Colocar de novo a panela no fogo e mexer bem para dessecar a massa. Retirar do fogo. Deixar amornar. Juntar os ovos um por um, batendo bem. Untar uma placa ou travessa com manteiga. Colocar a massa num saco de confeitar com um bico de 1,5 cm de largura e formar os éclairs fazendo pauzinhos de 8 cm de comprimento. Assar em forno quente preaquecido (220"C) por 15 minutos sem abrir o forno. Deixá-los esfriar. Fazer uma fenda do lado de cada um com a ajuda de uma faca e recheá-los com o creme a seguir.

Creme:
Numa panela misturar o açúcar e as gemas de ovos. Juntar a farinha peneirada e depois pouco a pouco o leite fervendo, no qual foi derretido o chocolate. Deixar cozinhar 5 a 6 minutos mexendo sempre. Deixar esfrrar.

Glacê:
Colocar o chocolate e a água numa panela. Deixar derreter sem ferver. Juntar a manteiga fora do fogo, mexendo sem parar. Cobrir ligeiramente os éclairs com uma camada fina dessa composição. Servir num chá ou como sobremesa.

Rendimento:
20 éclairs.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gratin de Langue (Língua Gratinada)

Ingredientes:

-1 língua de cerca de 1 e ½ quilos
-1 amarrado de cheiros:
-1 raminho de tomilho ou manjerona
-1 alho-porró (facultativo)
-grãos de pimenta
-1 folha de louro
-talos de salsa
-1 cebola grande
-3 cravos
-3 cenouras
-sal grosso

Molho de tomate:
-1 quilo de tomate
-5 dentes de alho
-3 cebolas
-1 amarrado de cheiros:
-1 raminho de tomilho ou manjerona
-1 folha de louro
-talos de salsa
-sal e pimenta
-orégano

Modo de Preparo:

Limpar a língua e lavá-la em água fria. Colocá-la em panela de pressão, cobri-la com água e juntar a cebolá inteira fincada com os 3 cravos, as cenouras, o amarrado de cheiros, o alho-porró, 1 colher (sobremesa) de sal grosso e 6 grãos de pimenta. Levar ao fogo, deixando cozinhar por 1 e ½ hora. Deixar esfriar, escorrer e retirar a pele que cobre a língua, dando um cortar e puxando. Untar uma forma refratária, espalhar metade da manteiga em pedacinhos e forrar com uma camada de queijo. Cortar a língua em fatias finas e arrumar em camadas sobre o queijo. Juntar o orégano ao molho de tomate. Com este molho regar as fatias de língua e cobrir com o restante de queijo ralado e manteiga derretida. Levar ao forno quente preaquecido (250"C) até que esteja bem gratinado (cerca de 30 minutos). Servir com arroz branco e vinho tinto.

Rendimento:
6 porções.